Home-Styling | Ana Antunes: 2017 Interior Design Trends - Tendências 2017 na Decoração

Friday, January 6, 2017

2017 Interior Design Trends - Tendências 2017 na Decoração

É certo que no início de cada ano se leva em toda a imprensa, com o roll dos artigos com as previsões do ano para isto e para aquilo!  Certo? É para os signos... para o que se vai passar no mundo... para a moda... para o que se vai usar e o que não se vai usar, o que está in o que está out. O que é tendência e o que ficou em 2016... Enfim!... A lista nunca mais acaba! 

Claro que na decoração também existem centenas de artigos sobre o que se vai usar e o que já era! Esta pesquisa é um trabalho que tenho de fazer todos os anos, e que me ocupa algum tempo das últimas semanas do ano que termina e o início do outro. Quer para preparar as colecções do ano na loja, como para o que vai ser feito no programa de televisão, quer até para as reuniões de aconselhamento e tendências, que tenho ao longo do ano, com algumas marcas.

Claro que existem artigos de opinião nas revistas, que até são contraditórios nas escolhas, outros que não têm tanto a ver com a nossa cultura e a forma como vivemos as casas, mas que têm todos mais ou menos pontos em comum. Aqui vai o resultado da minha pesquisa e de tudo o que li. As 11 Tendências, na decoração para o ano de 2017.


1. 
I would say Greenish not so Greenery * Eu diría mais Greenish e não tanto o Greenery
Do que conheço nesta área acho que não ficámos todos aos pulos com a escolha da cor do ano 2017 da Pantone. Verdade?! Na minha opinião vamos usá-la em detalhes e misturada com outros tons, mas não um verde tão garrido e intenso. No entanto acho que a influência do verde nos vai levar para outros tons próximos como o verde com menos dose de amarelo e até com mais acinzentados ou azulados. Mais tons de folha da Oliveira e das palmeiras e menos verde maçã ácida!
 






2.
A lot of Marbl'e'ish - Calacata , Carrara, Travertine etc. * Muitos Marmores - Calacata, Carrara, Travertino etc.
Já está a acontecer de há dois anos a esta parte, mas vai manter-se, o uso dos materiais com aspecto mais nobre e pedra natural no que diz respeito aos revestimentos. Especialmente misturados com metal dourado ou preto e madeira.

Chelsea Project


St Johns Wood 1 - Carrera Marble (a bitch to clean?)


Bathroom


One57 New York City

Central London Penthouse


3. 
Colored Sofas * Sofás Coloridos
Este é um ano de mudança e de arriscar saír da nossa zona de conforto com o sofá branco ou beje ou cinza claro! É o ano para arriscar num sofá que faz a diferença e simboliza a mudança. As propostas mais vistas são para os verdes, os verdes azulados, os azuis e os rosas...








4. 
Special Light Fixtures * Candeeiros Especiais
Outra tendência que teve o início o ano passado e que eu acho que este ano ainda será mais determinante é o da iluminação a roubar o protagonismo no espaço, e quando eu digo roubar o protagonismo digo mesmo que vai literalmente gritar connosco a dizer; "vejam como eu sou lindo e grande aqui em cima!"
 



 

5. 
Natural Texture * Texturas Naturais
As texturas naturais mas misturadas e em grande dose! Nas ráfias, nos rattans, nos linhos grossos, nas madeiras com textura e aspecto inacabado e acima de tudo misturado com superfícies mais contemporâneas como o vidro o espelho, os lacados.
 




 
 
6. 
Not Only Your Office Space But Your World * Espaços de trabalho que são o nosso mundo
No fundo o mundo onde passamos grande parte do dia e que tem, cada vez mais, frases inspiradoras, símbolos importantes, plantas, desenhos, quadros, quadrinhos, almofadas ou mantas de pelo atiradas nas cadeiras, tudo com ar clean e arrumado e inspirador, e plantas muitas plantas! Eu já disse... plantas?
 



7.
Art-Inspired Wallpaper * Papel de Parede Artístico
O Papel de parede está na moda há já alguns anos mas agora começa a surgir em painéis como arte... Mais figurativo mas em painéis e sem o preconceito de o misturar com outros padrões.
Com plantas ou texturas visuais com aspecto natural. Quadros gigantes inspirados na Natureza... 
 






8.
Iron and Glass Room Dividers * Painéis em Ferro e Vidro
Que nos foram surgindo como influencia do estilo escandinavo mas cada vez mais a serem usados como paredes. A solução perfeita para dividir espaços pequenos ou criar dinâmica em espaços grandes. Sou grande fã, pena que em Portugal seja uma opção tão difícil e cada de fazer, mas que vai ser tendência, ai isso vai de certeza!







9.
Orientalism * Orientalismo
 Uma influência cada vez mais presente mas cada vez mais depurada e re-interpretada numa abordagem mais contemporânea. Que não é demasiado óbvia mas que está presente num ou em outro elemento. Como só num painel ou num candeeiro ou em objectos decorativos.







10.
Gray Shades and Gold * Cinzas com Dourados
Segundo algumas das revistas de decoração que fazem as previsões das tendências esta é também uma delas. Os tons de cinza das paredes, móveis ou objectos com a mistura dos metais em latão ou folha d'ouro. Adorei saber pois sou completamente fã desta conjugação que aliás usei num dos meus trabalhos deste ano!
 




  

11.
 The other Pantone oolors for 2017 * As outras cores tendência para 2017 eleitas pela pantone
Se, tal como eu há mais pessoas pouco fãns do Greenery, a boa notícia é que há mais tons que foram definidos como tendência também e que se calhar são bem mais do agrado geral. Eu sou bem mais do campeonato do Pale Dogwood ou do Niagara, do Hazelnut ou do Lapis Blue... mas eu diria que nesta lista há para todos os gostos.
 






 E é isto o que me vai na alma para as tendências do novo ano! Quero saber opiniões preferências, o que mais gostam, ou não gostam de todo! Temos aqui ideias para usar lá em casa, ou nem por isso!?

Até Amanhã
Ana Antunes

(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

5 comments :

  1. Curiosamente, o que vejo nestas tendências são muitas das características do barroco, mas sem a aparência desse estilo... Dourado, mármores, painéis de parede inteira, veludos, espelhos, sofás coloridos, candeeiros preponderantes, tudo isso me remete para um "barroco clean".
    Mesmo muito bonito.

    ReplyDelete
  2. Olá, Ana! Feliz Ano de 2017! Excelente post! Já tenho inspiração para fazer a sua próxima agenda!
    Bom, como a base da minha sala é cinza e branco com apontamentos azuis e verdes( a jarra encaixou na perfeição, obrigada!) após ler quais as tendências adorava forrar as minhas cadeiras brancas da sala de jantar (que estão literalmente a desfazer-se) de verde esmeralda, num tom mais escuro, num aveludado..ou um verde salva, assim mais para o cinza..!
    Beijinhos Isabel Bartolomeu

    ReplyDelete
  3. Acho fabuloso que os materiais puros ou nobres ganhem cada vez maior relevo em decoração! Quem decora uma casa, não está propriamente a comprar um vestido novo, logo, é bom ser selectivo nos materiais base e se estes forem dignos, perduram por uma década que seja, e isso significa que fizemos um bom investimento em algo "intemporal"! As pessoas são todas diferentes, mas a mim agrada-me esta noção de perdurabilidade e até de reciclagem...quando estivermos cansados, mudamos as fronhas das almofadas, mas o mármore, o granito, a madeira-madeira (não o aglomerado), o ferro, o vidro são para manter, porque quando mudamos de sapatos não mudamos de pés!
    Os rattans e os tons de verde dão a sensação de que a Natureza entra em nossas casas, basta uma planta exuberante numa parede branca, um chapéu pendurado e essa presença transmite logo um pouco mais de calma às nossas vidas urbanas e ajuda a evadir por breves momentos.

    ReplyDelete
  4. É sempre prazeroso conhecer as novas tendências através do seu sábio olhar:)
    Um excelente ano de 2017!
    Manuela

    ReplyDelete
  5. Nice post, things explained in details. Thank You.

    ReplyDelete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração