Home-Styling | Ana Antunes: Favorite Five - For a Small Living Room * Cinco Favoritos - Para Uma Sala Pequena

Thursday, January 23, 2014

Favorite Five - For a Small Living Room * Cinco Favoritos - Para Uma Sala Pequena

This room is a good example of how a small and irregular living room like this can be a challenge decorating, but which may also result in a balanced, bright and comfortable, room if you take the right decisions decorating it. Want to know my FAVORITE FIVE things about this space?

***

Esta sala é um bom exemplo de como um pequeno espaço pequeno e irregular como este, pode ser um desafio decorar, mas que pode resultar equilibrado, luminoso e confortável, desde que se tomem as decisões certas! Querem saber porquê e quais são os meus CINCO FAVORITOS nesta sala?
















1.

WHITE CURTAINS
... or neutrals shades to filter the light in it's natural shade and use up all the brightness it can.

***
CORTINADOS VOILE EM BRANCO
...ou tons neutros filtram a luz no seu tom natural, e lhe dão toda esta luminosidade.


2.

PATTERNED WALLPAPER 

 ... because it's the statement that creates impact upon entering the room, which distracts our eyes from size and the irregular room shape.
***
PAPEL DE PAREDE
...em tons claro mas com desenho que cria impacto ao entrar na divisão, o que nos distrai o olhar, dos pontos fracos e tamanho do espaço.   


3.
GLASS TABLE
I'm not a big fan of feel glass tables but, in this room is actually the best option because it's so light,
it almost floats. Same applies to chairs!

***
MESA DE VIDRO
...não adoro em termos de conforto, mas em espaços como este é a melhor opção pois quase que flutua de tão leve, neste caso o mesmo se aplica às cadeiras!


4.
USE TEXTURE FOR COMFORT
... the carpet, blanket, cushion, with a bit more texture than usual, but the result is a more  comfortable room.

 ***
TEXTURAS VISUAIS
...usadas no tapete, manta, almofada que têm um pouco mais expressão em textura, mas que resultam lindamente quando o objectivo é contribuir para o conforto no espaço.


5.

JUST THE ESSENTIAL FURNITURE
 ... and with right scale was used in this room, not to take up too much visual space.


*** 
 APENAS O MOBILIÁRIO ESSENCIAL
...e de escala proporcional foi usado nesta sala, para não ocupar demasiado espaço visual.



And this is the result! 
An adorable airy and comfortable space where you feel like breathing and resting!
Favorite Five a new blog's feature for 2014. What else would you like to see on favorite five, any ideas?

***

E é este o resultado! 
Uma sala leve e arejada, onde se pode respirar fundo e repousar.
CINCO FAVORITOS, que vamos passar a ter no blogue às Quartas-Feiras.
Já tenho alguns planeados, mas quero saber as vossas opiniões, ideias ou sugestões?  

Um bom dia para todos.
 
Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

13 comments :

  1. Olá Ana,

    É mesmo um espaço muito harmonioso. Mas levantou-me uma dúvida...o tapete "pode" colocar-se assim descentrado do sofá? Sou adepta da simetria...Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Sonia, efectivamente é o detalhe que estranhei também, mas por outro lado entendi a razão pois a janela faz um estranho ângulo de 45 graus e a solução foi desviar o tapete da janela para não fazerem um à medida, provavelmente...

      Delete
  2. Gosto verdadeiramente, contudo, é uma sala decorada para exposição uma vez que à semelhança até de muitas revistas de decoração, falta o televisor, peça que acredito não faltar em nenhuma casa. É uma das minhas muitas dúvidas na decoração...onde colocar o televisor, principalmente se existir uma lareira.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Essa é uma questão pertinente Sílvia mas tanto os decoradores como os fotógrafos tentam sempre evitar os ângulos onde aparecem os televisores, os objectos mais electrónicos, os mais pessoais... enfim são aqueles que muitas vezes apenas se apresentam como ruído visual no conjunto da decoração. Muitas vezes quando publico fotos dos meus trabalhos evito as que têm as televisões, aquecimentos, ares condicionados e afins porque acho sempre que são o ora bolas da foto. E claro que quando um espaço é fotografado para uma revista, quanto mais clean de objectos pessoais, livros, fotos etc. mais destaque damos à decoração em si... Neste caso e porque percebo que faltam as fotos de 2 ângulos desta sala, diria que deve ser precisamente numa das paredes que está a televisão...pelo menos esta é a minha opinião.

      Delete
  3. Adorei a ideia dos 5 Favoritos! Ás vezes perguntamo-nos porque escolheram estes padrões (no caso dos papéis com textura) ainda mais numa sala tão pequena... e a Ana Antunes responde-nos aqui a isso (texturas visuais que nos distraem o olhar...). Muito interessante. Mas concordo consigo: a mesa e as cadeiras são lindíssimas mas nunca as compraria para a minha pequena casa - elas não são confortáveis e conforto é essencial, ainda mais numa casa pequena!
    Obrigada, Ana Oliveira

    ReplyDelete
  4. Gosto imenso do resultado mas questiono-me se, havendo necessidade de uma TV, o resultado seria tão arejado... Colocar o sofá de costas para a mesa seria uma opção mas parece-me que teríamos um ângulo complicado...

    Para os 5 favoritos, gostaria de uma espécie de antes e depois de "5 coisas para tornar um local mais acolhedor sem trocar a mobília" que sempre fica mais barato...

    ReplyDelete
  5. Gostei muito da sala. Nem sequer parece uma sala tão pequena e de espaço "complicado" para se decorar. Realmente, fazes mágicas!
    Falando em papel de parede: a minha sala é imensa e com as paredes todas em branco. Seria indicado colocar papel de parede toda? Ou seria melhor um papel "centralizado", em uma delas, claro? Socorro..preciso trazer você aqui para a minha casa. Ela precisa de ti..kkkk..Um grande beijinho!

    ReplyDelete
  6. Olá Ana,

    eu gostava que fizesse uma rubrica sobre móveis para televisão. É quase um tema taboo em decoração e é difícil encontrar fotos de inspiração para esse recanto da sala!

    Odeio os móveis que tenho encontrado, sempre todos iguais, que lembram um jogo de tetris, cheios de módulos e quadrados. Gostava de algo mais clean, mas a procura não tem sido fácil.
    Se a Ana pudesse disponibilizar algumas imagem de inspiração e informações de lojas onde os adquirir, agradecia!

    Beijinho e obrigada,
    Susana

    ReplyDelete
  7. A-D-O-R-E-I a rúbrica! E que venham as outras, aposto que serão tão boas ou melhores que esta! Lá está a Ana a viciar-nos no seu blog, eh, eh, eh.
    Eu gostava mt de decorar a minha casa nova e com a Ana, de preferência. Até pedi informação dos seus serviços e tudo mas, infelizmente, para já (espero eu) a minha carteira não o permite (isto de ter um salário de fp não está com nada). Mas tristezas à parte, uma das minhas maiores dificuldades é mesmo a escala do mobiliário, em particular a do sofá (achio sempre que é enormeeee).
    Bjs
    Catarina

    ReplyDelete
  8. Adorei Ana!! Parabéns pelos seus trabalhos que tanto adoro!!!
    Alexandra Carrasqueira

    ReplyDelete
  9. Ola Ana esta lindo como sempre.ana gostaria de saber se as inscriçoes para o querido ainda continuam.muito obrigado

    ReplyDelete
  10. Adorei tudo. Sabe de quem é o papel? Parabéns pelo blog fantástico!

    ReplyDelete
  11. Ana, que pertinente o seu post, hehehe, vou começar a decorar uma casa com sala muito semelhante a esta. O projecto é pessoal e não profissional e trata-se quase de uma casinha de bonecas na zona histórica de Lisboa. Tenho a base que favorece, chão flutuante claro, ombreias brancas bem tratadas e portadas antigas, pé direito de quase 4m, o pior é encaixar tudo para que fique com aquele look de 1 milhão de dólares :-).
    E que tal se a rubrica pudesse falar de opções low cost com aspecto de milhões?
    Sou fã de decorações brancas, com peças em contraste, seja um móvel antigo recuperado e de cor marcante, seja uma almofada mais original :-), deve ser esse o caminho que irei seguir.
    Um beijinho,
    Filipa

    ReplyDelete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração